terça-feira, 30 de novembro de 2010

Entrevistando : Leandro Schulai


             Olá pessoas, estamos estreiando a Seção Entrevistando, onde farei entrevistas com autores, blogueiros, leitores. E não poderíamos ter começado melhor. Nosso primeiro entrevistado é o querido Leandro Schulai, autor de O Vale dos Anjos, que alias, estou lendo (e quase terminando).
              Nascido em 1986, Leandro Schulai jamais imaginou que um dia se tornaria escritor. Com formação acadêmica voltada para a informática (Formado em Processamento de Dados pela Universidade São Judas) seu despertar para a escrita aconteceu muito antes de ingressar na faculdade, aos 15 anos. Onde ao escrever uma redação para a escola utilizando os próprios colegas da classe como personagens, percebeu que deveria investir na carreira. A ideia de O Vale dos Anjos surgiu alguns meses depois, mas primeiramente a história começou apenas como um hobby. Anos após ter iniciado e vendo o potencial da história, Leandro resolveu investir no seu projeto e hoje o livro tornou-se seu primeiro trabalho desenvolvido como escritor.

             Realizei a entrevista via msn e foi muito divertida, o Leandro é um fofo, super solícito e respondeu as perguntas sempre com muito bom humor. Vamos conferir então?


Pri e Os Livros: Bom Leandro, obrigada pela entrevista, fale como você decidiu se tornar escritor? Além de escritor, você exerce outra profissão?
Leandro: Eu me decidi quando tive a história na cabeça, ali tive certeza que valeria a pena investir e tentar seguir essa carreira. Eu exerço sim. Trabalho como analista de faturamento em uma empresa de telecomunicações, já que para viver de livros leva um tempo rs

Pri e Os Livros: E como concilia as duas coisas? É muito difícil?
Leandro: Depende da situação. Tem semanas que são tranqüilas,mas tem períodos em que realmente tenho que me organizar e principalmente contar com a ajuda dos meus amigos do trabalho e do meu chefe, que é muito compreensivo, principalmente quando envolve viagens.

Pri e Os Livros: Você escreveu uma redação aos 15 anos no colégio, utilizando seus amigos como personagens. Foi aí que percebeu que poderia ser escritor? Conte um pouco dessa história?
Leandro: Sim foi ai mesmo! Porque eu sempre me achei criativo, eu inventava seriados, filmes, brincadeiras e músicas, mas nunca tinha passado isso para algo concreto. Foi nessa redação que eu percebi que poderia passar minha imaginação para algo concreto e quem sabe ter sucesso nisso.

Pri e Os Livros: E como foi o processo de criação de O vale dos anjos? Por que escolheu essa temática?
Leandro: O processo foi algo maluco, não fiquei pensando no que ia criar. A idéia simplesmente veio na cabeça, foi logo assistir o Matrix Reloaded, eu tive a idéia de criar uma história de um cara que morria e tentava voltar à vida para a esposa fugindo de um mundo governado por maquinas. Percebendo que isso era muito Matrix eu acabei decidindo usar a temática de anjos. E logo veio o restante da história.

Pri e Os Livros: Essa temática de vida apos a morte sempre chamou sua atenção?Por que o livro se passa na Grécia?
Leandro: Sim, sempre me chamou a atenção. Eu sou uma pessoa que pensa muito na morte e como será a outra vida. Porque tem tantos detalhes que não são explicados que me atrai a curiosidade. Como por exemplo: será que quando morremos vamos usar o twitter?(rs.) Será que quando morrermos vamos ao cinema? Isso não é algo que é explicado e eu não quero ficar andando em um campo verde para a eternidade. O livro se passa na Grécia porque eu amo a Grécia. E para mim foi um desafio conhecer mais sobre a cultura desse país incrível. E também para que as pessoas se acostumem com a idéia de anjos deuses, mitologia e afins.

Pri e Os Livros: Como você falou acima, existem questões a respeito da vida apos a morte, que não são explicadas, e isso gera curiosidade. Como você criou o Vale dos Anjos? Pesquisou em livros, entrevistou pessoas ou criou a partir de suas próprias idéias?
Leandro: Criei a partir das minhas próprias idéias. Pensava em algo que não tinha explicação e inventava uma. Também tive influência dos animes que mexem com espíritos. Principalmente Yu Yu Hakusho.

Pri e Os Livros: Os personagens presentes no livro foram inspirados em pessoas reais ou em personagens de livros que você gosta? O Dimitris tem alguma coisa a ver com
 Leandro: O Dimitris tem essa garra, essa vontade e também o jeito curioso e desesperado, que sai atropelando tudo.Isso vem de mim. Eu peguei um pouco de HP e dos animes que assisto.

Pri e Os Livros: Então você é fã de animes?  E na literatura e musica o que gosta? Essas preferências influenciam no seu processo criativo?
Leandro: Eu sou sim fã de animes. E de literatura eu sou fã de Harry Potter e Crônicas de Nárnia. Música eu gosto de tudo um pouco. Mas minhas bandas favoritas são Linkin Park, Duran Duran e Black Eyed Peas. Na criação do livro o Linkin Park me ajuda muito. A todo o momento!Sou simplesmente viciado na música deles.

Pri e Os Livros: O vale dos anjos vai ter continuação? O que podemos esperar desse novo livro?
Leandro: Sim terá. Serão 6 livros. O novo volume promete muito mais ação, emoção, respostas e ritmo alucinante.É algo para pegar e ler em uma tacada só.

Pri e Os Livros: Assim como muitos autores nacionais novos, você utiliza as mídias sociais como Twitter, Orkut, Facebook para divulgar seu trabalho. Como é a sua relação com os fãs?Acredita que as redes sociais são um diferencial na sua carreira? Elas ajudam muito?
Leandro: A minha relação é muito boa porque tento dar 100% de atenção a eles. Procuro responder twitter, orkut, facebook e mensagens de e-mail. Acho muito importante essa proximidade e  isso me ajuda muito. As redes são sim um diferencial, pois me permitem me aproximar dos leitores e também conhecer novas pessoas que ainda não sabem do meu trabalho.


Pri e Os Livros: Você faz parte da equipe da revista Fantástica. Fale um pouco sobre como é trabalhar nessa revista. Como você começou a trabalhar lá?
Leandro: Eu adoro trabalhar na revista, pois me permite entrar em contato com escritores, blogueiros e estar sempre ligado nas novidades desse mundo da nossa literatura fantástica. Eu comecei totalmente de gaiato. O Vincent Law me convidou para fazer uma matéria e quando a fiz acabei chamando a atenção do Luiz Ehlers que é o editor chefe. Ele me fez o convite e ingressei a equipe poucas semanas antes do lançamento da revista em Maio.

 Pri e Os Livros: E como esta a divulgação de O Vale dos Anjos? Tem participado de muitos eventos?   Viajado muito?
Leandro: Eu viajei muito, agora com o fim do ano dei uma sossegada também por que os eventos pararam. Mas ano que vem quero retomar firme e forte. Parei também, pois estou terminando o Vale dos Anjos 2.

 Pri e Os Livros: E já terminou o livro? Já tem previsão de lançamento?
Leandro: Terminei sim. Estou revisando. Previsão para o ano que vem. Tudo indica para Setembro, mas temos que aguardar a posição da Novo Século.

 Pri e Os Livros: Como você vê o mercado editorial para os novos escritores nacionais?
Leandro: Eu vejo com grandes possibilidades de sucesso, Temos exemplo de escritores que já vivem da literatura,como o Draccon, o Vianco e o Spohr. Só que ficar sentado na cadeira esperando o resultado não adianta nada: autor que não rala não leva nada!

 Pri e Os Livros: Você acha que no futuro as pessoas vão valorizar mais a literatura nacional? Acha      que as mídias sociais podem auxiliar nesse processo?
Leandro: Já estão valorizando! As pessoas têm que entender que o que chega do mercado internacional é algo que já deu certo e que lá também tem livros de qualidade contestada igual aqui. As redes sociais podem e devem ajudar, pois é o meio de divulgação dos autores nacionais.

Pri e Os Livros: Agora, Leandro, se pudesse ser um personagem de algum livro, qual seria?
Leandro: Eu seria o Harry Potter rsrsrs

 Pri e Os Livros: Está lendo algum livro no momento?Qual?
Leandro: Lázarus da Georgette Sillen

Pri e Os Livros: Quais são os seus planos para o futuro? O natal está bem perto, se pudesse pedir alguma coisa a Papai Noel, o que pediria?
Leandro: Terminar o livro 2 e esgotar a primeira tiragem. Tentar fazer um booktrailer e um trailer com atores reais. Divulgar a marca do livro com camisetas, ecobags. Eu pediria que ele esgotasse a minha primeira edição no ano que vem e publicasse o meu segundo livro rsrsrs...

Pri e Os Livros: O seu livro já foi resenhado em vários blogs (no meu a resenha entra no ar semana q vem, sem falta rs), você costuma acompanhar as resenhas? Como lida com as criticas?
Leandro: Sim, eu acompanho todas as resenhas. Eu lido tranquilamente, pois eu lido com pessoas e cada um tem o seu gosto. Tento ver aquilo que posso aprimorar e o que é simplesmente o gosto da pessoa particular
Como sei que no geral as pessoas têm gostado do livro, eu procuro ver as que não gostaram e aprender o porquê disso e como fazê-las gostar. Anotado?

Pri e Os Livros: Sim rs. E sua família como vê sua carreira de escritor? Eles apóiam?
 Leandro: Sim sempre apoiaram. No começo apoiavam sem uma perspectiva de realidade, hoje apóiam   100%.

Pri e Os Livros: Legal! Bom Leandro, obrigada pela entrevista!
 Leandro: Eu que agradeço Pri. Gostei do formato, diferente e divertido.

Pri e Os Livros: Deixe um recado uma mensagem para os leitores do blog e os seus leitores:
 Leandro: Convido a todos a conhecer o vale dos anjos e a vida após a morte como nunca foi retratado antes. Deixo meu e-mail e contatos à disposição e que todos tenham uma ótima leitura!

Gostou da entrevista? Ficou curioso para ler o livro e saber um pouco mais sobre o Leandro? Visite:



10 comentários:

  1. Schulai é fofo!! S2

    Meu companheiro de Podcast do Papo Fantástica, sempre me faz dar risada e ao mesmo tempo querer enforcar! hahahahhaahhaah S2

    Ótima entrevista, Pri! Passou todo a fofura do Schulai \o/

    ResponderExcluir
  2. Oie Pri!

    Eu que agradeço a oportunidade de aparecer aqui no seu blog. Espero que essa seja a primeira de muitas entrevistas!

    Boa Sorte!

    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Ficou show a entrevista hein???

    Parabéns ao Schulai pelo show de simpatia e a Pri se revelando uma ótima entrevistadora hein!

    hehehehe

    ResponderExcluir
  4. Ótima entrevista!
    Tbm to lendo O Vale dos Anjos e até agora to gostando...
    Passei para te avisar que tem tagno blog pra você...
    http://sentimentonoslivros.blogspot.com/2010/12/brincadeira-da-tag.html

    ResponderExcluir
  5. Ficou muito legal a entrevista Pri!
    Ainda não tive a o oportunidade de ler esse livro, mas como todo mundo só fala dele vou ter que dar um jeito para ler =D
    Acho o preço dele um pouco carinho (sou pobre =D)

    Abraço


    Luiz Silva
    blogueiroleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista, parabéns Pri! Ótima entrevistadora você né ? Eu já li a resenha de " O vale dos Anjos" e achei incrível! Está na lista dos meus primeiros livros a serem lidos em 2011 :D

    vlw Prii!
    Beijos ;*
    sabrina.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal essa entrevista!

    Indiquei o seu blog para o selinho: Esse blog me faz feliz!

    http://destacandolivros.blogspot.com/2010/12/selinho-esse-blog-me-faz-feliz.html

    ResponderExcluir
  8. Priiii! ADOREI a entrevista! x]
    Fiquei mais curiosa pra conhecer mais a respeito do livro dele :D

    Parabéns pelas perguntas *-*

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela entrevista!
    Fiquei com vontade de conhecer o livro...

    ResponderExcluir