sábado, 13 de novembro de 2010

Resenha : Todas as Estrelas do Céu - Enderson Rafael

Livro: Todas as Estrelas do Céu
ISBN: 9788560284177
Autora: Enderson Rafael
160 páginas
Ano: 2010
Editora: Novas Idéias
Podem dois irmãos adotivos se apaixonarem um pelo outro?
Caroline e Leandro são dois adolescentes de uma bem resolvida família de classe média, ele adotado, ela filha biológica do casal Marco e Lúcia. Diante dos conflitos da adolescência, do colégio, do vestibular, ambos se vêem diante de mais um dilema: um amor impossível e todas as consequências da busca pela felicidade ao lado da pessoa amada. O desafio dos dois em entenderem o que passa consigo mesmo, em enfrentar os pais, a sociedade e sua própia consciência é exposta neste romance honesto, ágil e de final surpreendente.
"Todas as estrelas do céu". Uma obra polêmica e doce ao mesmo tempo, com um tema inusitado, falado de igual para igual com os jovens ou mesmo para quem já passou da adolescência.

E vamos a mais uma resenha!!!  Bom, pra mim é um prazer fazer a resenha de Todas as Estrelas do Céu, por vários motivos, que vocês vão descobrir ao longo desta resenha. Eu conheci o livro através de minhas “andanças” pelos blogs literários e através da leitura de resenhas do Twitter, e fiquei muito curiosa em conhecer o autor. E acabei seguindo o Enderson no Twitter, depois no Skoob, vi o site do livro e tive a oportunidade de conhecer um pouco do processo de criação deste livro. “Conversando” com o Enderson pelo Twitter, acabei comprando o livro e minha alegria só não foi maior quando o livro chegou, porque não pude ir a um evento de divulgação que ocorreu aqui no Rio de Janeiro para que ele pudesse autografar (mas tenho certeza que não faltara oportunidade, né Enderson? rs). Antes de falar do livro, queria ressaltar que uma das coisas que acho muito legal é o modo como o Enderson usa as mídias sociais para se aproximar do seu publico e também divulgar seu trabalho. Acho que se não fosse assim, eu não teria conhecido o Todas as Estrelas do Céu.
Todas as Estrelas do Céu é o primeiro romance do autor, e foi escrito há cerca de 10 anos, atrás e relata a historia do amor entre dois irmãos adotivos, Leandro e Caroline (Lê e Carol). Uma paixão  que surge de repente e que claro, é polemica e proibida. Todas as Estrelas do Céu é uma história de amor repleta de reviravoltas e a intensidade típica dos amores adolescentes.
Eu posso afirmar que esse livro mexeu muito comigo. Me envolvi muito com a historia, torci muito pelo casal e chorei em vários momentos junto com o sofrimento dos dois . O livro foi escrito há mais ou menos 10 anos atrás, quando o eu era adolescente (não façam as contas, rs) e acho que por isso me identifiquei tanto com os personagens e principalmente com Carol. Assim como ela, eu escrevia poemas e poesias para extravasar as angústias da adolescência, e gostava muito de ouvir Britney Spears. Na verdade a trilha sonora desse romance, as músicas citadas no livro, eram as mesmas que eu ouvia na nessa época, foi gostoso voltar nessa fase da minha vida (mas, nem faz tanto tempo assim, rs).
A forma como Enderson escreveu o livro e o ritmo que ele dá a historia, cria uma atmosfera de proximidade entre os personagens e o leitor.  Acho que tanto os leitores adolescentes quanto aqueles que já passaram da adolescência, vão se identificar em algum momento com os conflitos e dúvidas vividas pelos personagens do livro.  O amor entre Lê e Carol é tão puro e tão bonito, que é impossível não torcer para que os dois fiquem juntos. Além disso, uma coisa que me chamou a atenção é que o livro está repleto de exemplos de amizade verdadeira, tanto por parte dos amigos de Lê quanto os amigos de Carol. Outra coisa interessante e que eu adorei foi a discrição detalhada das paisagens e locais onde se passa a historia e o modo como ele retrata os regionalismos e as questões culturais de Rio de Janeiro e Santa Catarina.Falando um pouco do design do livro, eu adorei a capa, e achei muito legal o fato de que cada capitulo do livro menciona uma estrela do céu, e isso tem relação com Leandro que é apaixonado por Astrologia.
Apesar do tema polêmico, o livro consegue ser de leitura rápida e gostosa. Mas apesar disso, o livro tem passagens tristes e melancólicas, que nos fazem refletir um pouco sobre nossa condição humana. Acredito, que assim como eu, quem começar a ler o livro, não vai querer parar antes de descobrir o que acontece, qual será o final dessa historia de amor.  O final... bem, o final é surpreendente e eu confesso que até agora ainda estou surpresa com o desfecho da história. Não posso falar mais sobre o final, senão vou estragar a surpresa para quem ainda não leu o livro. 
Poderia escrever muito mais sobre o livro, mas o tempo e o espaço não permitem. Resumindo: acho que não vou esquecer Lê e Carol. Todas as Estrelas do Céu é um livro lindo que deve ser lido e sentido intensamente. Se puderem ler o livro, leiam e com certeza não vão se arrepender. Parabéns Enderson pelo seu belo trabalho!!! Até a próxima resenha, beijinhos, Pri


4 comentários:

  1. Linda resenha! Vcs sempre me emocionam com estas lindas, gentis e fartas palavras. Muito Obrigado, Pri, pode deixar que vou agitar os pauzinhos pra voltar ao RJ em breve;-) Quem sabe no lançamento do "Tres Céus"?! heheh Beijo imenso!

    ResponderExcluir
  2. Uau, Enderson, eu que agradeço o livro que vc escreveu e o comentario nesta humilde resenha ...rs ... ficarei torcendo para que Tres Céus seja lançado logo pra vc autografar os dois livros, rs bjs tbm

    ResponderExcluir
  3. Oii Pri!!
    Nossa adorei conhecer mais sobre o livro! Eu já ouvi falar bastante sobre Todas as Estrelas do Céu e tenho vontade de ler! Mas nunca imaginava que o livro já havia sido escrito há cerca de 10 anos! Só lendo sua resenha já me identifiquei com a Carol, imagina quando eu ler o livro! E fiquei bem curiosa pelo final desta história, que realmente deve ser linda!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Ai, que lindo! =(
    Eu já tinha ouvido falar bastante desse livro, nos blogs literários e twitter tbm (rsrs), mas nunca imaginei que seria uma história tão fofa!
    Só de ler a resenha, já me identifiquei com ele!
    Definitivamente, entrou para minha lista de livros desejados!

    ResponderExcluir