sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Resenha: Fazendo Meu Filme 1 - A Estréia de Fani - Paula Pimenta

Livro:  Fazendo Meu Filme 1 - A Estréia de Fani 

ISBN :  9788589239844
 
Autora: Paula Pimenta

331 páginas

Ano : 2009

Editora : Gutenberg
Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. “Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.

Olá pessoas estou de volta para mais uma resenha!  Mais um livro de um novo talento nacional. O primeiro livro da série Fazendo Meu Filme de Paula Pimenta é simplesmente perfeito! Estava muito ansiosa para ler esse livro, já havia ouvido falar muito bem de toda a série e finalmente consegui!
Antes de falar da história em si, quero falar um pouco do livro. A capa é linda, rosa, cheia de detalhes, muito bem produzida, e conforme você vai lendo o livro vai percebendo a relação da capa com a história.  Quero parabenizar a editora pelo bom gosto e pela excelente diagramação do livro!
Fazendo Meu Filme 1 – A Estréia de Fani, conta a história de Estefânia, ou melhor, Fani, uma jovem que está no segundo ano do ensino médio e que tem uma vida muito parecida com a de qualquer adolescente de sua idade: é tímida, insegura, dramática, tem amigas com as quais compartilha seus segredos, um amigo muito fofo (Léo) e uma paixonite por um de seus professores. Toda dessa vida de Fani começa a mudar, quando, incentivada pela mãe, ela se inscreve numa seleção para intercambio.
Fani é selecionada para o tal intercambio e tem pouco mais de um mês para se preparar para a viagem, que durara um ano. A partir daí, nossa querida Fani começa a viver um turbilhão de sentimentos: ela tem pouco tempo para tentar conquistar o seu amado professor de biologia e tentar convencer suas amigas que Léo, seu melhor amigo, não está apaixonado por ela.
Fani quer ser cineasta e para que pudéssemos conhecê-la melhor, no inicio do livro tem uma lista com os DVDs favoritos dela. Adorei a idéia e claro, fiquei procurando quais filmes já tinha visto... rsrsrs... Acho que todos que leram o livro fizeram o mesmo. Me identifiquei muito com Fani, ela adora filmes, adora ir ao cinema, e acaba relacionando os acontecimentos de sua vida e comparando com cenas dos seus filmes favoritos. O livro possui 55 capítulos, que são curtos, o que deixa a leitura mais rápida e dinâmica. 
É impossível não voltar à adolescência com Fani e sua turma: o primeiro amor, as amizades, as festas, as duvidas e o sofrimento dessa fase são retratados com realidade pela autora. Os personagens são bem trabalhados e nada superficiais, alem disso os diálogos são engraçados, criativos e muito próximos da realidade. Eu diria que é quase impossível não se lembrar dos altos papos com a turma do colégio e suspirar de saudades depois de ler o livro.
O início de cada capítulo tem sempre um trecho de algum filme ou musica que está relacionado com o que acontece no capítulo em questão. Adorei isso e fiquei encantada com o modo como Paula relacionou os trechos com a trama que escrevia. Ficou realmente muito bom! O que chama a atenção também são as playlists que a Paula criou, com músicas nacionais e internacionais, que expressam o que os personagens estão sentindo. Fani é a narradora da história e muitos capítulos são contados em forma de conversas de MSN, email, bilhetes e telefonemas, aproximando o leitor do universo de Fani e vivenciando com junto ela, suas descobertas, alegrias e frustrações. 
É impossível parar de ler o livro. Você fica querendo descobrir o que vai acontecer a cada capítulo. A história tem reviravoltas interessantes e ficamos torcendo para que Fani tenha um final feliz nessa primeira parte da série. Tenho que admitir que me emocionei no ultimo capítulo ( ok, eu assumo, eu chorei , como se isso fosse novidade não é?). Paula Pimenta escreveu uma história linda, cheia de sensibilidade, detalhes que fazem a diferença e lições de amizade. Fico feliz em ler livros nacionais de tanta qualidade! Parabéns Paula por seu belo livro e mal posso esperar para ler os demais volumes da série! E preciso deixar registrado aqui, que a Paula Pimenta é uma fofa! Super solicita e acessível aos seus leitores! 
Bom, queria falar muito mais sobre Fazendo Meu Filme 1, mas acabaria dando spoilers. Fico por aqui e aguardo os comentários! Bjnhos Pri  

Quer saber mais sobre a autora e o livro? Acesse:


ATENÇÃO: Quem comentar nessa resenha até o dia 03/09 estará concorrendo a um kit com os três marcadores da série Fazendo Meu Filme autografados!!!

9 comentários:

  1. Adoro livros que tenham partes em forma de conversas de MSN, email e bilhetes. Acho isso muito divertido. =)
    Tenho muita vontade de ler esse livro, mas por ele ter continuações sempre enrolo para comprar.

    ResponderExcluir
  2. Eu mooooooorro de vontade de ler esse livro. Parece ser muuito legal.
    Realmente, a capa já 'chama' a gente pro livro, mas todo mundo fala muito bem dele. Tenho muuita vontade de ler, e pretendo ler logo.

    Beijos
    Malu
    www.wordsbooksworlds.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olha, Pri, amei a resenha!!
    Já tem muito tempo que quero ler esse livro, e muitos detalhes dele fiquei sabendo só agora O-O

    Passei pela livraria, outro dia, e tive de parar, a capa é fofa demais ^^

    Aiai, em sonhos, já estou lendo os três. E "minha vida fora de série" XD

    beijos!!

    This Gomez
    Steampink
    Canto e Conto

    ResponderExcluir
  4. Oi Pri! Li FMF 01 faz um tempinho, mas vou postar resenha sobre ele este fim de semana. Realmente é um livro que não te deixa largá-lo até o momento em que lemos a última página. Me emocionei tbm com o último capítulo e posso afirmar, já que li os próximos dois, que tem muito mais emoção por vir!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Muuuto louca para ler esse livro! Muitas pessoas já me recomendaram, e disseram que o livro é otimo. Além disso, a capa é muito fofa né?
    DoisBeijos

    ResponderExcluir
  6. será q é bom esse livro
    to louca pr ler deve ser legal

    ResponderExcluir
  7. nossa esse livro é o melhor livro do mundo a fane como sempre ela ama o leu mais o coração tis que é o marquinhos e a gabriela sabe de tudo que ela ama os dois paula pimenta eu tigo que ela arrasou nese livro beijos

    ResponderExcluir
  8. Aiii eu li este livro, alias a série toda e chorei litros minha gente, Paula Pimenta escreve demais.

    ResponderExcluir
  9. Haha eu li o primeiro livro da Paula a pouco tempo,para a roda de leitura,eu realmente amei,sou louca pra ler os outros,mas acho q nesse primeiro ela ficou como uma sombra de Meg Cabot!

    ResponderExcluir