sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Resenha da Mi : O Incêndio de Tróia - Marion Zimmer Bradley


Livro: O Incêndio de Tróia 

ISBN :  9788531210587

Autora: Marion Zimmer Bradley 

517 páginas


Ano: 2010


Editora: Imago




Misturando lenda e fatos arqueológicos, os mitos dos deuses e os feitos dos heróis, fato e ficção, Marion Zimmer Bradley dá nova vida a uma história clássica, recriando para nós Akiles, Enéias, Heitor, Pátroklo, Helena de Tróia, Odisseu, Agamenon, Menelau, como pessoas vivas, empenhadas numa luta desesperada que condena tanto vencedores como vencidos, sendo o destino destes visto pelos olhos de Kassandra, sacerdotisa, princesa e mulher impetuosa, com espírito de guerreira.


Olá pessoas, estou de volta com mais uma resenha. Mas desta vez a resenha não foi feita por mim ! Eu convidei uma amiga  que também é apaixonada por livros para fazer uma resenha para o blog. Estou falando da Michelle Hummel, uma amiga muito,muito querida , que resenhou para vocês o livro O Incêndio de Tróia. Espero que esta seja a primeira de muitas resenhas da Mi por aqui :) Deixo vocês agora com a resenha e espero que gostem da novidade e comentem bastante.


Saudações, leitores de “Pri e os Livros”!
Respondendo ao convite da Pri que me deu a honra de apresentar uma de minhas resenhas (Então, Pri, você está por sua conta e risco! Mas agradeço a oportunidade e o crédito!risos). Não sei se estou à altura da tarefa, mas lá vamos nós!
 Para a minha primeira contribuição por aqui, escolhi “O Incêndio de Tróia” uma daquelas obras aclamadas pelo poder da narrativa e engenhosidade da trama. Marion é uma grande perita em trabalhar com lendas e mitos de forma tão verídica que chegamos a pensar que todos aqueles eventos de fato aconteceram. Ela é autora da aclamada série “Brumas de Avalon” (baseado nos lendas arturianas) e no Best seller “ A Casa da Floresta”(outra obra digna de leitura e que antecede os acontecimentos em “As Brumas de Avalon”)
E mais uma vez, a autora vem para construir a sua versão sobre uma lenda, desta vez através de “Ilíada”, poema épico de Homero que trata justamente sobre a famosa guerra de Tróia. “(...) Se me contentasse com o relato da Ilíada, não haveria razão para escrever um romance.” , diz a autora logo no prefácio. Então, espere para ver o poema tomar vida através das profecias de Kassandra, a protagonista da obra.
 A irmã gêmea de Páris e consagrada ao templo de Apolo acompanha o inexorável caminhar do destino: a destruição de tudo que lhe é mais caro. Uma maldição que a atormenta, já que é desacreditada por todos e nada pode fazer diante do que se aproxima. (A sacerdotisa Kassandra se recusa a deitar com o Deus Apolo e, então, ele determina que todas as suas visões – apesar de verdadeiras – jamais serão levadas em conta.
Baseada em provas arqueológicas a autora dá um novo final para a pobre Kassandra – se você não conhece o épico e nunca ouviu falar de Kassanda, não serei eu a contar por aqui o final da moça! Que diga-se de passagem é bem trágico. Homero não é nada bom com ela, eu garanto. Por isso, o final de Marion, longe de negar o original, propõe um outro destino para a princesa profetisa.
E se você assistiu o filme “Tróia” (protagonizado pelo bonitão Brad Pitt) e se emocionou com o amor de Akiles e Briseida...Saiba que não foi ela quem literalmente “ardeu de amores” pelo herói...Ah, nem de perto Briseida poderia chegar aos pés da virginal Polixena. O outro vértice deste triângulo amoroso. (se é que assim podemos chamar.)
O que gosto da obra é que a autora é muito precisa. Inclusive no que diz respeito ao papel de Afrodite – a Deusa que se colocou ao lado dos troianos na guerra segundo o mito. Então, conhecer um pouco de mitologia ajuda a admirar o trabalho de “ O incêndio de Tróia”.
Mitologia, romance e pesquisa histórica: se você é fã desta mistura, não deixe de ler este romance...Em tudo, uma reconstrução da vida helênica em contraste com o sofrimento e os amores de Kassandra.
Super recomendado!

Eu amei a resenha e vocês??? Aguardamos ( eu e Mi) os comentários , bjnhs Pri 

2 comentários:

  1. Ainda não li As Brumas de Avalon, mas é uma série que me desperta bastante interesse, visto que recebe inúmeros elogios. Não conhecia a autora, e vc me deixou bastante instigado a ler esse livro.
    Adorei a resenha!
    Bj!

    ResponderExcluir
  2. Douglas, obrigada! Pois é, eu sou super fã da série Brumas de Avalon!É uma leitura que vale muito conferir. Abraço! =D

    ResponderExcluir